Mostra Brasileira de Dança
- Categoria Festivais
- Desde 2003
- Interação com países 9
- Integrantes 40
Apresentação/Mini biografia:
A Mostra Brasileira de Dança – Todos os ritmos. Um só movimento. É um festival realizado desde 2003, na cidade do Recife, Região Nordeste do Brasil e surge com o objetivo promover a arte através da dança em suas mais variadas formas de expressão, busca promover o intercâmbio entre artistas, criadores e intérpretes para construção de novas linguagens e contribuir para manutenção e formação de novas plateias. Um projeto democrático, inclusivo e com visão global. Ao longo de sua trajetória proporcionou a interação do Brasil com 9 (nove) países, realizou 1 (uma) edição internacional na Colômbia e durante a pandemia (2020/2021) realizou duas edições virtuais. Ao longo de quase duas décadas já envolveu a participação de mais de 400 (quatrocentas) companhias, artistas e professores, em diversas modalidades artísticas como a contemporânea, clássica, urbana, danças populares e folclóricas, além de reunir um público de mais de 250.000 espectadores.
Principais eixos de atuação:
- Difusão Artística
- Formação
- Intercâmbio
- Redes e Mercados
- Democratização de acesso
A Mostra Brasileira de Dança é um projeto independente, dirigido pelos produtores culturais Iris Macedo e Paulo de Castro, onde através da Fervo Projetos Culturais e da Paulo de Castro Produções Artísticas realizam convênios nacionais e internacionais para realização anual do festival.
Apresentação/Mini biografia:
A Mostra Brasileira de Dança ao longo de sua trajetória tem dialogado com artistas e grupos de diversos países, em especial dos países iberoamericanos, com o objetivo de promover a circulação e promoção de espetáculos, contribuir com o aperfeiçoamento profissional e difusão novas linguagens artísticas, fortalecer a imagem dos países envolvidos, movimentar a economia e preservar culturas.
Países envolvidos:
- Colômbia
- Chile
- Equador
- Portugal
- Cuba
- Suíça
- Argentina
- Uruguai
- Bolívia
Em 2019, realizou o primeiro projeto de exportação, concretizou a sua primeira edição na Colômbia, levando a Mostra Brasileira de Dança para as cidades de Cali e Bogotá, em parceria com a Fundação Nacional das Artes (FUNARTE), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Bienal de Dança de Cali e Teatro Colón Bogotá, com uma delegação de 31 brasileiros. Cerca de 12 (doze) atividades foram desenvolvidas entre apresentações artísticas, oficinas e exposição fotográfica. Este projeto foi resultante da rodada de negociações do Mercado de Indústrias Culturais do Sul – MICSUR (Bogotá/2016) e Mercado das Indústrias Criativas do Brasil – MICBR (São Paulo/2018).
Contato
- info@fervoprojetos.com
- +5581991470377
- www.mostrabrasileiradedanca.com.br